Visando a compreensão das aprendizagens esperadas em cada uma das habilidades previstas no Referencial Curricular, para os anos finais do Ensino Fundamental, iniciamos uma ação envolvendo a compreensão das referidas aprendizagens por meio de Sequências Didáticas.
A
proposta é que as sequências didáticas apresentadas sirvam como apoio a prática
pedagógica dos docentes que ensinam Matemática nos anos finais do Ensino
Fundamental na Rede Municipal de Ensino de Campo Grande / MS objetivando contribuir
com o processo de ensino e aprendizagem com o intuito de que as aprendizagens
esperadas nas referidas habilidades sejam alcançadas pelos estudantes.
Sabemos
que nos meios acadêmicos e didáticos uma proposta pedagógica com foco na
sequência didática já está consolidada, porém, convém destacar que, neste
momento nossas compreensões a respeito das Sequências Didáticas estão
respaldadas teoricamente em Zabala (1998, p. 18). Segundo o autor, uma
sequência didática é “um conjunto de atividades ordenadas, estruturadas e
articuladas para a realização de certos objetivos educacionais, que têm um
princípio e um fim conhecidos tanto pelos professores como pelos alunos” (ZABALA,
1998, p. 18).
Entendemos,
desta forma, que a utilização de sequência didática em aulas de Matemática
constitui uma alternativa de planejamento e organização das aulas, ou
seja, “é uma maneira de encadear e
articular as diferentes atividades ao longo de uma unidade didática” (ZABALA,
1998, p. 20), colaborando com outras maneiras de organização didática
utilizadas pelo docente, visto que o docente é o responsável pelo seu
planejamento.
Destacamos que as sequências didáticas propostas nessa ação poderão ser modificadas de acordo com a necessidade de se adequá-las à realidade de cada sala de aula e/ou unidade escolar, aumentando o nível de complexidade ou explorando outros conceitos pertencentes a habilidade que não foram elencados.
Para
acessar a sequência didática desejada clique em uma habilidade.
6º Ano
1º Bim (CG.EF06MA32.s)
1º Bim (CG.EF06MA14.s)
1º Bim (CG.EF06MA24.s)
2º Bim (CG.EF06MA07.s)
2º Bim (CG.EF06MA08.s)
2º Bim (CG.EF06MA25.s)
2º Bim (CG.EF06MA18.s)
2º Bim (CG.EF06MA16.s)
3º Bim (CG.EF06MA11.s)
3º Bim (CG.EF06MA09.s)
3º Bim (CG.EF06MA10.s)
3º Bim (CG.EF06MA13.s)
3º Bim (CG.EF06MA21.s)
3º Bim (CG.EF06MA20.s)
4º Bim (CG.EF06MA29.s)
4º Bim (CG.EF06MA30.s)
4º Bim (CG.EF06MA33.s)
7º Ano
1º Bim (CG.EF07MA10.s)
1º Bim (CG.EF07MA02.s)
2º Bim (CG.EF07MA13.s)
2º Bim (CG.EF07MA15.s)
2º Bim (CG.EF07MA14.s)
2º Bim (CG.EF07MA16.s)
2º Bim (CG.EF07MA18.s)
2º Bim (CG.EF07MA17.s)
3º Bim (CG.EF07MA24.s)
3º Bim (CG.EF07MA25.s)
3º Bim (CG.EF07MA26.s)
3º Bim (CG.EF07MA22.s)
4º Bim (CG.EF07MA30.s)
4º Bim (CG.EF07MA29.s)
4º Bim (CG.EF07MA31.s)
4º Bim (CG.EF07MA32.s)
4º Bim (CG.EF07MA35.s)
4º Bim (CG.EF07MA36.s)
4º Bim (CG.EF07MA37.s)
8º Ano
1º Bim (CG.EF08MA02.s)
1º Bim (CG.EF08MA01.s)
1º Bim (CG.EF08MA04.s)
1º Bim (CG.EF08MA21.s)
2º Bim (CG.EF08MA06.s)
2º Bim (CG.EF08MA08.s)
3º Bim (CG.EF08MA12.s)
3º Bim (CG.EF08MA13.s)
3º Bim (CG.EF08MA14.s)
3º Bim (CG.EF08MA15.s)
3º Bim (CG.EF08MA16.s)
4º Bim (CG.EF08MA23.s)
4º Bim (CG.EF08MA26.s)
4º Bim (CG.EF08MA27.s)
9º Ano – Matemática
1º Bim (CG.EF09MA03.s)
1º Bim (CG.EF09MA04.s)
2º Bim (CG.EF09MA09.s)
2º Bim (CG.EF09MA07.s)
3º Bim (CG.EF09MA13.s)
3º Bim (CG.EF09MA16.s)
3º Bim (CG.EF09MA06.s)
4º Bim (CG.EF09MA15.s)
4º Bim (CG.EF09MA21.s)
4º Bim (CG.EF09MA22.s)
4º Bim (CG.EF09MA23.s)
9º Ano – Aplicações Matemáticas
1º Bim (CG.EF09MA05.s)
2º Bim (CG.EF09MA08.s)
2º Bim (CG.EF09MA12.s)
3º Bim (CG.EF09MA17.s)
3º Bim (CG.EF09MA19.s)
Nenhum comentário:
Postar um comentário