quarta-feira, 2 de março de 2022

Sequências Didáticas das Habilidades Previstas no Referencial Curricular (RC)

Visando a compreensão das aprendizagens esperadas em cada uma das habilidades previstas no Referencial Curricular, para os anos finais do Ensino Fundamental, iniciamos uma ação envolvendo a compreensão das referidas aprendizagens por meio de Sequências Didáticas.

A proposta é que as sequências didáticas apresentadas sirvam como apoio a prática pedagógica dos docentes que ensinam Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental na Rede Municipal de Ensino de Campo Grande / MS objetivando contribuir com o processo de ensino e aprendizagem com o intuito de que as aprendizagens esperadas nas referidas habilidades sejam alcançadas pelos estudantes.

Sabemos que nos meios acadêmicos e didáticos uma proposta pedagógica com foco na sequência didática já está consolidada, porém, convém destacar que, neste momento nossas compreensões a respeito das Sequências Didáticas estão respaldadas teoricamente em Zabala (1998, p. 18). Segundo o autor, uma sequência didática é “um conjunto de atividades ordenadas, estruturadas e articuladas para a realização de certos objetivos educacionais, que têm um princípio e um fim conhecidos tanto pelos professores como pelos alunos” (ZABALA, 1998, p. 18).

Entendemos, desta forma, que a utilização de sequência didática em aulas de Matemática constitui uma alternativa de planejamento e organização das aulas, ou seja,  “é uma maneira de encadear e articular as diferentes atividades ao longo de uma unidade didática” (ZABALA, 1998, p. 20), colaborando com outras maneiras de organização didática utilizadas pelo docente, visto que o docente é o responsável pelo seu planejamento.

Destacamos que as sequências didáticas propostas nessa ação poderão ser modificadas de acordo com a necessidade de se adequá-las à realidade de cada sala de aula e/ou unidade escolar, aumentando o nível de complexidade ou explorando outros conceitos pertencentes a habilidade que não foram elencados.

Para acessar a sequência didática desejada clique em uma habilidade.

 

6º Ano

1º Bim (CG.EF06MA32.s)

1º Bim (CG.EF06MA14.s)

1º Bim (CG.EF06MA24.s)

2º Bim (CG.EF06MA07.s)

2º Bim (CG.EF06MA08.s)

2º Bim (CG.EF06MA25.s)

2º Bim (CG.EF06MA18.s)

2º Bim (CG.EF06MA16.s)

3º Bim (CG.EF06MA11.s)

3º Bim (CG.EF06MA09.s)

3º Bim (CG.EF06MA10.s)

3º Bim (CG.EF06MA13.s)

3º Bim (CG.EF06MA21.s)

3º Bim (CG.EF06MA20.s)

4º Bim (CG.EF06MA29.s)

4º Bim (CG.EF06MA30.s)

4º Bim (CG.EF06MA33.s)


7º Ano

1º Bim (CG.EF07MA10.s)

1º Bim (CG.EF07MA02.s)

2º Bim (CG.EF07MA13.s)

2º Bim (CG.EF07MA15.s)

2º Bim (CG.EF07MA14.s)

2º Bim (CG.EF07MA16.s)

2º Bim (CG.EF07MA18.s)

2º Bim (CG.EF07MA17.s)

3º Bim (CG.EF07MA24.s)

3º Bim (CG.EF07MA25.s)

3º Bim (CG.EF07MA26.s)

3º Bim (CG.EF07MA22.s)

4º Bim (CG.EF07MA30.s)

4º Bim (CG.EF07MA29.s)

4º Bim (CG.EF07MA31.s)

4º Bim (CG.EF07MA32.s)

4º Bim (CG.EF07MA35.s)

4º Bim (CG.EF07MA36.s)

4º Bim (CG.EF07MA37.s) 


8º Ano

1º Bim (CG.EF08MA02.s)

1º Bim (CG.EF08MA01.s)

1º Bim (CG.EF08MA04.s)

1º Bim (CG.EF08MA21.s)

2º Bim (CG.EF08MA06.s)

2º Bim (CG.EF08MA08.s)

3º Bim (CG.EF08MA12.s)

3º Bim (CG.EF08MA13.s)

3º Bim (CG.EF08MA14.s)

3º Bim (CG.EF08MA15.s)

3º Bim (CG.EF08MA16.s)

4º Bim (CG.EF08MA23.s)

4º Bim (CG.EF08MA26.s)

4º Bim (CG.EF08MA27.s)

9º Ano – Matemática

1º Bim (CG.EF09MA03.s)

1º Bim (CG.EF09MA04.s)

2º Bim (CG.EF09MA09.s)

2º Bim (CG.EF09MA07.s)

3º Bim (CG.EF09MA13.s)

3º Bim (CG.EF09MA16.s)

3º Bim (CG.EF09MA06.s)

4º Bim (CG.EF09MA15.s)

4º Bim (CG.EF09MA21.s)

4º Bim (CG.EF09MA22.s)

4º Bim (CG.EF09MA23.s)

9º Ano – Aplicações Matemáticas

1º Bim (CG.EF09MA05.s)

2º Bim (CG.EF09MA08.s)

2º Bim (CG.EF09MA12.s)

3º Bim (CG.EF09MA17.s)

3º Bim (CG.EF09MA19.s)




Nenhum comentário:

Postar um comentário